domingo, 14 de julho de 2013

A organização do pensamento

Os Gregos desenvolveram uma brilhante cultura que representava um elo de ligação entre os habitantes de toda a Grécia. Assim, na Grécia desenvolveu-se o teatro, a Filosofia, a História e a Ciência.
O teatro tinha para os gregos um carácter ao mesmo tempo cívico e religioso teve a sua origem nas festas em honra de Dionísio.
Os principais temas das peças teatrais representavam episódios dramáticos da vida dos deuses e de heróis lendários.Algumas representações relacionavam-se com a vida política e social de Atenas, ridicularizando cenas da vida real e vícios dos homens. Assim, desenvolveram-se dois géneros teatrais: a tragédia e a comédia.
O Homem desde cedo se interrogou sobre as origens do Mundo e encontrou respostas nos mitos e na religião. Na Grécia, pela primeira vez, surgiram homens que procuraram a explicação para a origem do Universo, da vida e das forças da Natureza recorrendo à razão – eram os filósofos. Alguns dos principais filósofos gregos, como Platão e Aristóteles, ainda hoje são considerados, universalmente, mestres de literatura e do pensamento filosófico.
O interesse pelo Homem levou os Gregos a recolher o máximo de informações sobre os grandes feitos e os acontecimentos da vida dos seus antepassados. Das suas acções procuraram extrair lições para o presente e compreender a marcha da Humanidade, nascendo assim a História.
Com os gregos foram dados os primeiros passos em quase todas as ciências: Matemática, Medicina, etc.
O grande contributo dado pelos Gregos para o nascimento do espírito científico consistiu em libertar o pensamento do carácter mágico e religioso com que os povos anteriores explicavam os fenómenos da natureza e a própria existência humana. Os gregos procuravam formular leis, compreensíveis pela razão, pelo raciocínio da Homem, que explicassem o Universo e o comportamento humano e contribuíssem para o progresso e felicidade dos homens.

Sem comentários:

Enviar um comentário