domingo, 7 de julho de 2013

Caso Prático 1 - Estádio Municipal de Braga (2003) Souto Moura (n.1952)

"Nesta peça de Eduardo Souto Moura cruzam-se as noções de  equipamento, com requisitos técnicos imperiosos, de público, a acolher e a ter de ver a partir dela, de respeito pelo corpo natural, obrigando a soluções de arte na utilidade arquitectónica.
O estádio de futebol de Braga, motivado por um torneio internacional de futebol, criado para acolher encontros desportivos com um público muito específico e obrigando a regras claras de concepção e centralidade (é o relvado que está no centro), levou a um dimensionamento correto e equilibrado do corpo das bancadas laterais, abrindo sobre as pedras que a natureza depositou no local. O arquitecto deixou no jogo entre o peso do construído e do existente a possibilidade de um “respirar espaço” em que cada um pode intervir com a fineza e o cuidado criado na concepção das linhas executadas.
Trabalho de técnica com vista a uma utilização pré-definida e permitindo o nascer de arte, de traço, de diferença, é um exemplo contemporâneo da procura de controlo dos volumes urbanos pelo homem que os usufrui.
Jogadores, árbitros, público. Corpos em campo e em bancada, de maioria masculina, com funções e de compleição física capaz de "jogar"o jogo ou de "sofrer" o jogo.
No mundo dos gregos, sob a luz do sol mediterrânico impunha-se no estádio masculino, um corpo esteticamente trabalhado, capaz de jogar e de agradar aos espectadores. A dignificação do corpo encerra a mundo visão do Homem belo e bom (kalos kai aghatos) que dá forma a toda a cultura helénica."

Cf Programa de História da Cultura e das Artes. Curso Profissionais de Nível Secundário, 2005


Eduardo Souto de Moura - Estádio Municipal de Braga, 2003

Para saberes mais pormenores sobre a construção deste estádio clica aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário